Resumo da 2ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2023

Os vereadores da Câmara Municipal de Conceição do Castelo-ES participaram da 2ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2023, realizada na Terça-Feira (14), no Plenário Vereador Dijalma Mota. Todos os parlamentares registraram presença.

Na ocasião, foram aprovados Projetos de Leis de autoria do Poder Executivo Municipal e foram apresentados e deliberados Pedidos de Providências de autoria dos Parlamentares.

Durante a Sessão, a Presidente da Associação das Voluntárias, Maria Elizete Mareto, fez uso da tribuna popular da Câmara Municipal afim de apresentar o trabalho realizado pela Associação das Voluntárias em prol do Hospital de Conceição do Castelo.

Foi compartilhado a respeito da atuação da Associação de Voluntárias. Que desempenham um papel vital na comunidade, especialmente no Hospital local e em diversas áreas ao redor. Ao longo dos anos, as voluntárias têm se dedicado a fazer a diferença, promovendo doações e realizando ações para melhoria das condições hospitalares, bem como dar o devido apoio à outras entidades.

Foi mencionado que a equipe cuidou da sala de vacina, melhorou as condições para cirurgias e realizou diversas ações que tiveram um impacto positivo, como colocar todas as TVs do hospital para funcionar, uma vez que estavam defeituosas. Também destacou investimentos em reformas, doações de cadeiras e poltronas para proporcionar maior conforto aos usuários. Inclusive, iniciativas para reformar travesseiros e colchões, com alguns ainda em processo de conserto.

Além disso, a senhora Maria Elizete ressaltou que o apoio da Associação não se limita ao ambiente hospitalar, incluindo doações de jalecos, bebedouros e equipamentos da cozinha do hospital, como fogão industrial, balcão para conservar comida quente, talheres, panelas, entre outros. Ela mencionou também, a aquisição de uma nova máquina de lavar, no momento em que a anterior quebrou, garantindo a higiene adequada.

Outras contribuições destacadas incluíram a doação de camas e colchões para médicos e motoristas; a instalação de cortinas em postos de saúde e partes específicas do hospital; além do auxílio na montagem da sala 192, com camas e liquidificadores, antes mesmo de seu devido funcionamento. Para a sala de fisioterapia, a senhora Maria Elizete compartilhou sobre o conserto do telhado, doação de camas, aparelhos, ventiladores e uma variedade de materiais, incluindo elásticos.

Foi abordado pela Voluntária, que o comprometimento da Associação não se limita ao ambiente hospitalar, estendendo-se a creches como a Vovó Clara e Vovó Natalina Padoani, onde foram doadas cobertas, panos de prato, bebê conforto e brinquedos. Sempre que a Associação recebe doações, são repassadas para quem precisa, seja creches, hospitais ou postos de saúde.

Apesar dos desafios, como o incêndio ocorrido nas instalações das Voluntárias em 2018, a senhora Maria Elizete compartilhou sobre a união da comunidade de Conceição do Castelo para auxiliar a Associação a prosseguir, mesmo que precisassem alugar uma casa para manter suas atividades.

Ela expressou gratidão aos colaboradores, como o Instituto Jutta Batista, SICOOB, e a Casa do Artesão, que apoiam as iniciativas da Associação por meio de doações e parcerias. A mensagem final foi um apelo à comunidade para continuar doando roupas e outros itens, ressaltando que cada esforço é resultado do trabalho árduo e da dedicação das voluntárias. A Associação encontra-se instalada na Avenida José Grilo, no nº 1092, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, , em frente à loja do Ramiro. A senhora Maria Elizete agradeceu a todos que colaboram e fazem parte desta história!

Dando seguimento à Sessão, os parlamentares deliberaram sobre Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal e Pedidos de Providencias de autoria dos parlamentares. Abaixo é apresentada a relação completa das matérias legislativas deliberadas na Sessão Ordinária:

-Projeto de Lei Executivo nº 127/2023 – Dispõe sobre a instalação, e operação de sistema de videomonitoramento das vias públicas, áreas ambientais e locais de grande circulação de pessoas e veículos no âmbito do Município de Conceição do Castelo, e dá outras providências. (Aprovado por Unanimidade).

-Projeto de Lei Executivo nº 150/2023 – Dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências.(Aprovado por Unanimidade).

-Projeto de Lei Executivo nº 151/2023 – Dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências.(Aprovado por Unanimidade).

-Projeto de Lei Executivo nº 152/2023 – Dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências.(Aprovado por Unanimidade).

-Pedido de Providências nº 135/2023, de autoria do Vereador Saulo Mareto; Sugere que a Administração Pública Municipal providencie os serviços de patrolamento, aplicação de material (revsol ou saibro) na estrada da Comunidade de Viçosa, próximo a propriedade da Senhora Maria Luzia, que liga na propriedade da família dos Fardim. (Aprovado por unanimidade).

-Pedido de Providências nº 136/2023, de autoria do Vereador Robson Desteffani;  Sugere que a Administração Pública Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, estude a possibilidade de elaborar um Projeto para construção de uma ponte de concreto, para acesso à Formosa, passando pela Fazenda Consórcia. (Aprovado por unanimidade).

Publicado em sexta-feira, 17 de novembro de 2023