Resumo da 1ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2023

Os vereadores da Câmara Municipal de Conceição do Castelo-ES participaram da 1ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2023, realizada na Terça-Feira (07), no Plenário Vereador Dijalma Mota. Todos os parlamentares registraram presença.

Na ocasião, foi apresentado e deliberado Requerimento de autoria da Parlamentar Andréia Dalbó.

Durante a Sessão, a Gerente da Cooperativa Crédito Sicredi, Andréa Viana, fez uso da tribuna popular da Câmara Municipal afim de dar conhecimento oficial às autoridades e a sociedade conceiçoense acerca do empreendimento econômico social que está sendo instalado no Município, qual seja, a Cooperativa de Crédito Sicredi. Iniciando sua fala cumprimentando o Presidente da Câmara, Senhor Roberto Pessin Desteffani, os Vereadores e os cidadãos presentes na sessão. Expressou seu sentimento de honra ao representar o município e agradeceu a todos pela calorosa acolhida.

Andréa ressaltou a importância da Cooperativa de Crédito Sicredi, uma instituição com uma rica história de 120 anos, fundada em 1902 por Padre Theodor Amstad no Rio Grande do Sul. Destacou que o cooperativismo tem suas raízes na ajuda mútua e solidariedade, e enfatizou a expansão das cooperativas no Brasil como parte da Agenda do Banco Central, que visa à inclusão e ao fortalecimento das fontes privadas de financiamento.

A profissional informou que a cooperativa é uma ampla rede com 105 cooperativas e mais de 7,2 milhões de associados em todo o país. Na região que engloba o município em questão, a Cooperativa Sicredi Aliança já conta com mais de 100 mil associados e 500 colaboradores, o que demonstra seu impacto significativo na comunidade local.

Destacou ainda que a Cooperativa está presente em todas as unidades federativas do Brasil, incluindo o Espírito Santo, onde a cooperativa planeja alcançar a marca de 50% de atendimento até o final deste ano e 100% até julho de 2025. Durante sua expansão, a cooperativa já está gerando empregos diretos e indiretos na região, promovendo o desenvolvimento local e oferecendo serviços financeiros de qualidade.

Além disso, mencionou o compromisso da Cooperativa com iniciativas de educação financeira, incluindo parcerias com a Secretaria de Agricultura Municipal e escolas locais. Ela também destacou a doação de um relógio digital à cidade, que se tornou um marco de atratividade e um sinal de apoio à comunidade.

Por fim, enfatizou a importância do apoio da comunidade local e ressaltou o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento econômico e social da região. Concluiu agradecendo a todos pela acolhida e pelo apoio.

Foto 01: Andréa Viana

Dando seguimento à Sessão, os parlamentares deliberaram sobre Requerimento de Autoria da Vereadora Andréia Dalbó. Abaixo é apresentada a relação completa das matérias legislativas deliberadas na Sessão Ordinária:

- Requerimento nº 33/2023 – de autoria da Vereadora Andréia Dalbó; Requer informações e documentos do Poder Executivo Municipal.(Aprovado por unanimidade)

Conceição do Castelo-ES, em 09 de novembro de 2023.

Publicado em quarta-feira, 08 de novembro de 2023