Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama

O mês de outubro é dedicado a conscientização sobre o câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, até o momento, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas.

É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.

Para mais informações, acesse: Outubro Rosa 2023 — Instituto Nacional de Câncer - INCA (www.gov.br)

Para mais informações, DISQUE SAÚDE 136.

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Conceição do Castelo-ES, em 02 de outubro de 2023.

Publicado em segunda-feira, 02 de outubro de 2023