Parabéns Conceição do Castelo!

O Presidente e demais Vereadores da Câmara Municipal parabenizam o município de Conceição do Castelo pelo seu 56º aniversário de Emancipação Política Administrativa.

O nome CONCEIÇÃO DO CASTELO surgiu de dois fatos curiosos. Um deles deve-se à impressão causada a um desbravador que, vindo da costa litorânea, deparou com uma alta muralha que parecia um castelo. Outro fato é que, em homenagem à Padroeira da Paróquia, Nossa Senhora da Conceição, surge a denominação "CONCEIÇÃO DO CASTELO".

Conceição do Castelo teve seu primeiro Vereador em 1920, o Sr. Joaquim de Souza Pinto, que cumpriu seu mandato na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES, de 1920 a 1923. Através da Lei nº 1687, de 04/12/1928, criou-se o Município de Castelo e o distrito de Conceição do Castelo passou a lhe pertencer, sendo elevado à categoria de Vila. Nessa época, elegeram-se Vereadores Harvey Vargas Grilo (Vevey), Mário Pizzol, Américo Comarella e Rui Paiva, que atuaram na Câmara Municipal de Castelo – ES.

Em 1963, foi apresentado um projeto de lei na Câmara de Castelo - ES, para emancipar Conceição do Castelo, sendo este aprovado. Através da Lei nº 1909, de 06/12/1963, criou-se o Município de Conceição do Castelo e a instalação oficial deu-se em 09/05/1964.  O Legislativo Municipal foi instalado oficialmente em 31/01/1967, às 14:00 horas, no grupo escolar Elisa Paiva, sendo a Sessão presidida pelo MM. Juiz Eleitoral Dr. José Eduardo Grandi Ribeiro, e em seguida presidida pelo Vereador mais votado, Sr. Ademar de Vargas e Silva. O primeiro prefeito nomeado foi o Sr. Harvey Vargas Grilo (Vevey), posteriormente substituído pelo interventor, Dr. Antelmo Venturim, que governou até janeiro de 1967. O primeiro prefeito eleito pelo voto popular foi o Sr. Antenor Honório Pizzol que governou no período de 1967 a 1970.

Conceição do Castelo é um dos poucos municípios do Espírito Santo com cobertura vegetal de mata Atlântica, com diversas espécies de madeira-de-lei e animais nativos. Local com terras altas, clima e paisagem de montanha, relevo fortemente ondulado e montanhoso. A bacia hidrográfica do município é a do rio Itapemirim, destacando-se os rios Castelo e Viçosa e seus pequenos afluentes.

O rio Castelo, principal afluente do rio Itapemirim, banha a cidade e a abastece. O clima é temperado, porém podendo se estabelecer diferença entre as regiões de terras altas e regiões de terras baixas. Rico em potencial hídrico, onde se destacam inúmeras cachoeiras de águas cristalinas. A vegetação é exuberante, estando preservados 7% da Mata Atlântica do Espírito Santo. Tem o relevo mais acidentado do Estado, com altitude de 640m na sede e o ponto culminante com 1.502m. O clima predominante em todas as estações é o clima de montanha.

Confira a história completa do município de Conceição do Castelo – ES clicando AQUI.

Na oportunidade, O Presidente e demais Vereadores da Câmara Municipal de Conceição do Castelo – ES desejam um Feliz Dia das Mães a todas as mães.

 

Conceição do Castelo – ES, em 08 de maio de 2020.

 

DINNER PINON

Presidente da Câmara Municipal de

Conceição do Castelo-ES.

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de maio de 2020

 ACOMPANHE A CÂMARA Receba novidades sobre assuntos da Câmara
Av. José Grillo, n° 152, Centro - Conceição do Castelo/ES

Telefone: (28) 3547-1310 / Fax: (28) 3547-1201
E-mail: ouvidoria@cmcc.es.gov.br
Horário de atendimento ao público:
Segunda a Sexta-feira, das de 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Toda terça-feira às 19h00