Resumo da última Sessão Ordinária de 2022

Foi realizada, no dia 20 de dezembro de 2022, a última Sessão Ordinária de 2022. A Sessão, que não teve nenhuma matéria a ser deliberada na Ordem do Dia, contou com a presença de todos os parlamentares, que fizeram uso da Tribuna para falar um pouco do ano de 2022, ressaltando alguns acontecimentos recentes e importantes. Nesta Sessão também ocorreu a entrega da Moção de Congratulações à Servidora Pública Federal Ana Claudia Guarnier, que foi recebida por seus pais, Maria e Agostinho.

Dentre os pontos destacados pelos Vereadores e pela Vereadora, temos:

1. Reunião realizada no dia 19 de dezembro sobre segurança pública no âmbito do município de Conceição do Castelo e região;
  2. Reconhecimento e felicitações aos alunos e servidores da Secretaria Municipal de Educação pelo desempenho e premiação no Projeto Agrinho 2022;
  3. Votos de Natal e Ano Novo.

O então Presidente, Vereador Saulo Mareto, aproveitou a oportunidade para fazer alguns agradecimentos, ressaltar os feitos da Câmara Municipal de Conceição do Castelo durante a sua presidência (biênio 2021/2022), além de alguns esclarecimentos gerais. São eles:

1. Agradecimentos a todos que contribuíram com a gestão ao longo desse período, como sua família, Vereadores e servidores;
  2. O começo da transmissão das Sessões Legislativas ao vivo através do site da Câmara e Youtube;
  3. Regulamentação de algumas atividades com o intuito de garantir transparência e melhorar o uso dos recursos públicos, como o uso do veículo oficial do órgão pelos parlamentares e servidores. O Presidente aproveitou para ressaltar que o veículo não teve seu uso proibido, como havia sido dito por alguns colegas, mas que haviam regras para usar o mesmo, sendo que este só pode ser liberado mediante a devida finalidade pública, visto que o veículo deve ser usado a serviço da Câmara Municipal ou em representações oficiais;
  4. O andamento dos trabalhos para modernização do Poder Legislativo, visando instituir o programa Câmara sem Papel, cujo objetivo é eliminar o uso do papel e fazer com que os processos tramitem de forma eletrônica;
  5. A conquista da Câmara Municipal do Selo Prata em Transparência Pública, refletindo sobre a gestão e uso dos recursos públicos pelo órgão, bem como pela prestação de informação à população e aos órgãos de controle; e por fim,
  6. A posição da Câmara Municipal de Conceição do Castelo, em 2021, no levantamento de economicidade dos Poderes Legislativos Municipais do Espírito Santo, realizado pela Revista Finanças dos Municípios Capixabas, onde este órgão ficou entre as 10 Câmaras Municipais mais econômicas do Estado.

O atual Presidente aproveitou e desejou, ao Presidente eleito para o biênio 2023/2024, Robson Desteffani, e demais membros da nova Mesa Diretora, uma boa gestão.

A nova Mesa Diretora inicia os trabalhos a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

Nada mais havendo, a Sessão foi encerrada. A Câmara Municipal aproveita a oportunidade e informa que durante o mês de janeiro de 2023, as atividades parlamentares estarão de recesso. Durante o período não haverá Sessão Legislativa. As atividades administrativas do órgão estarão funcionando. O horário de funcionamento permanecerá de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Conceição do Castelo - ES, em 29 de novembro de 2022.

Publicado em terça-feira, 27 de dezembro de 2022