Resumo da 1ª Sessão Ordinária do mês de setembro de 2022

Os vereadores da Câmara Municipal de Conceição do Castelo - ES participaram da 1ª Sessão Ordinária do mês de setembro de 2022, realizada na terça-feira (06), no Plenário Vereador Dijalma Mota.

Na ocasião, a Professora Valquiria Bonicenha Destefani, da escola EMEF José Feriani, fez Uso da Tribuna, foram apresentados Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, e deliberados Pedidos de Providências de autoria dos parlamentares.

A professora Valquiria Bonicenha Destefani fez uso da Tribuna e falou sobre seu projeto que foi desenvolvido e promovido, integrado ao Programa Agrinho, que traz como tema “Juçara na Escola, O Sabor da Mata Atlântica”, junto com seus alunos do segundo ano da escola EMEF José Feriani. A professora abordou como tema a palmeira juçara, que é nativa do bioma da Mata Atlântica, primeiramente trouxe a problemática que há muitos anos empresas não tinham a responsabilidade ambiental e extraiam a palmeira de forma insustentável, colocando-a na lista de ameaça a extinção, porém após muitos anos de estudo e pesquisa foi achado um meio de cultivo sustentável da palmeira juçara, que é através da extração de seu fruto, semelhante ao açaí da Amazônia, que tem um valor nutricional muito grande. E com isso a proposta da professora é incentivar nossos produtores, e a agricultura familiar a cultivar o plantio sustentável da palmeira juçara, podendo também acrescentar a polpa do fruto na merenda escolar dos alunos. A professora fez diversas atividades com seus alunos, como visitas a propriedades, entre elas a do senhor Eliomar Mareto que já cultiva a palmeira no Município, ele doou polpa para a escola que, através de acompanhamento da nutricionista, foi inserida na merenda escolar das crianças, utilizada em bolos, sucos. Também visitaram o Município Rio Novo do Sul, conhecido como a capital juçara. Visitaram a propriedade do senhor Ozênio Zorzal, cultivador da abelha sem ferrão, que é uma das principais polinizadoras da palmeira juçara, para conhecer e saborear o mel, o senhor Ozênio doou caixas de abelha sem ferrão para a escola, onde as crianças podem cultivar e colher o próprio mel. Outra iniciativa muito importante do projeto, com apoio da INCAPER, foi a documentação da normativa do plano de manejo sustentável da palmeira juçara, para que os produtores do Município possam cultivar a palmeira de forma correta e sustentável amparados pela Lei. E juntamente com o Sindicato Rural, o projeto trouxe um curso do SENAR sobre a culinária juçara, para ampliar o conhecimento e mostrar tudo que se pode produzir através desse fruto. A professora encerra sua fala falando da importância da agricultura familiar no Município.

Abaixo é apresentada a relação completa das matérias legislativas deliberadas na Sessão Ordinária:

- Projeto de Lei Executivo nº 079/2022, que dispõe sobre Abertura de Crédito Suplementar e dá outras providências. – (Aprovado por unanimidade).

- Projeto de Lei Executivo nº 082/2022, que dispõe sobre Abertura de Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências. – (Aprovado por unanimidade).

- Pedido de Providências nº 120/2022, de autoria do Vereador Thiago Viana – que sugere que a Administração Pública Municipal estude a possibilidade de instalar um quebra-molas na Rua Jovelino Cardoso, próximo a residência da senhora Luninéia Aparecida da Silva, no Loteamento Campo Verde (casinhas). – (Aprovado por unanimidade).

- Pedido de Providências nº 121/2022, de autoria da Vereadora Andréia Dalbó – que sugere que sejam providenciados os serviços de patrolamento e aplicação de material (saibro ou revsol) no trecho de estrada que passa pelo Córrego dos Lamas, na Comunidade da Mata Fria. – (Aprovado por unanimidade).

- Pedido de Providências nº 122/2022, de autoria da Vereadora Andréia Dalbó – que sugere que providenciada a aplicação de revsol no trecho de estrada que dá acesso à empresa "Mineração RR Ltda ME" na Comunidade de Santa Luzia. – (Aprovado por unanimidade).

- Pedido de Providências nº 123/2022, de autoria do Vereador Marcos Pinto – que sugere que seja estudada a possibilidade de providenciar o calçamento da via localizada atrás do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, que dá acesso ao Centro de Eventos Joaquim Pinto Filho - SANFONÃO, no loteamento Campo Verde. – (Aprovado por unanimidade).

- Pedido de Providências nº 124/2022, de autoria do Vereador Marcos Pinto – que sugere que o Poder Executivo Municipal estude a possibilidade de construir banheiros no Centro de Eventos Joaquim Pinto Filho - SANFONÃO, próximos às baias dos animais do concurso leiteiro. – (Aprovado por unanimidade).

Conceição do Castelo - ES, em 14 de setembro de 2022.

SAULO MARETO

Publicado em quarta-feira, 14 de setembro de 2022