Parabéns Conceição do Castelo!

A Câmara Municipal de Conceição do Castelo-ES, através do Presidente e demais parlamentares, parabenizam o Município de Conceição do Castelo pelo seu 58º aniversário de Emancipação Política Administrativa.

O nome CONCEIÇÃO DO CASTELO surgiu de dois fatos curiosos. Um deles deve-se à impressão causada a um desbravador que, vindo da costa litorânea, deparou com uma alta muralha que parecia um castelo. Outro fato é que, em homenagem à Padroeira da Paróquia, Nossa Senhora da Conceição, surge a denominação "CONCEIÇÃO DO CASTELO".

Conceição do Castelo teve seu primeiro Vereador em 1920, o Sr. Joaquim de Souza Pinto, que cumpriu seu mandato na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES, de 1920 a 1923. Através da Lei nº 1687, de 04/12/1928, criou-se o Município de Castelo e o distrito de Conceição do Castelo passou a lhe pertencer, sendo elevado à categoria de Vila. Nessa época, elegeram-se Vereadores Harvey Vargas Grilo (Vevey), Mário Pizzol, Américo Comarella e Rui Paiva, que atuaram na Câmara Municipal de Castelo – ES.

Em 1963, foi apresentado um projeto de lei na Câmara de Castelo - ES, para emancipar Conceição do Castelo, sendo este aprovado. Através da Lei nº 1909, de 06/12/1963, criou-se o Município de Conceição do Castelo e a instalação oficial deu-se em 09/05/1964. O Legislativo Municipal foi instalado oficialmente em 31/01/1967, às 14:00 horas, no grupo escolar Elisa Paiva, sendo a sessão presidida pelo MM. Juiz Eleitoral Dr. José Eduardo Grandi Ribeiro, e em seguida presidida pelo Vereador mais votado, Sr. Ademar de Vargas e Silva. O primeiro prefeito nomeado foi o Sr. Harvey Vargas Grilo (Vevey), posteriormente substituído pelo interventor, Dr. Antelmo Venturim, que governou até janeiro de 1967. O primeiro prefeito eleito pelo voto popular foi o Sr. Antenor Honório Pizzol que governou no período de 1967 a 1970.

Conceição do Castelo localiza-se em latitude sul de 20º21'23 e em longitude oeste de Greenwich de 41º14'39, com área de 361,7 Km2, equivalente a 0,79% do território estadual. Terras altas, clima e paisagem de montanha, tem relevo fortemente ondulado e montanhoso. Altitudes que variam de 540m na sede e 1500m na pedra do Rego.

Seu patrimônio histórico é constituído de velhos casarões das fazendas, o prédio onde funciona o Legislativo Municipal, trechos ainda caminháveis da estrada do Rubim (ou de Pedro de Alcântara) e a mata dos Oliveira.

Confira a história do Município de Conceição do Castelo – ES clicando AQUI.

Conceição do Castelo - ES, em 06 de maio de 2022.

Publicado em sexta-feira, 06 de maio de 2022